Pular para o conteúdo principal

Como Encontrar o Emprego Certo para Você - Parte 10

10 Erros que devem ser evitados em seu currículo

1- Informações desatualizadas: O seu currículo deve ser um panorama atual de seus trabalhos e realizações profissionais, além de conter os últimos cursos realizados e os conhecimentos adquiridos. Um currículo muito desatualizado pode fazer com que você perca a oportunidade de conseguir um novo emprego, pois demonstra descuido e não informa devidamente sobre a sua atuação.

2- Não fazer o resumo de suas habilidades: É muito importante descrever suas principais realizações, metas alcançadas e suas habilidades mais requisitadas. Ajuda (e muito) você a se destacar entre as centenas de currículos.

3- Informações incompletas: Simplesmente listar os empregos pelos quais você passou, fazendo uma descrição crua das suas obrigações, vai fazer com que o seu seja mais um entre milhares de currículos. Dê ênfase aos diferenciais, como o desenvolvimento que teve em seus trabalhos anteriores e as metas que conseguiu atingir.

Como preparar seu currículo4- Escrever demais: Procure ser sucinto e descrever apenas o que realmente interessa para ganhar a atenção do recrutador. Evite, por exemplo, mencionar no currículo as razões pelas quais você deixou os empregos anteriores ou o fato de você estar com o nome sujo no mercado. Esses assuntos, só devem ser mencionados durante a entrevista, se o recrutador perguntar. O currículo é o resumo dos fatos e dos empregos mais importantes de sua carreira. Então é hora de deixar de lado empregos passageiros e sem importância, que não tenham grande influência em sua vida profissional. O currículo pode até ser um pouco longo, mas as informações devem ser claras e concisas para atrair a atenção do selecionador.

5- Desleixo: No caso dos currículos impressos, a qualidade da impressão é importante. Por isso, prefira imprimir seu currículo em impressoras de boa qualidade e não tire cópias em máquinas copiadoras. Um currículo de boa qualidade de impressão e em bom papel, além de facilitar a leitura, mostra o quanto você se importa com sua imagem e com sua carreira. Não esqueça de ler, reler e checar possíveis erros gramaticais e também o tipo de letra que você usou (misturar muitos tipos pode prejudicar a leitura do currículo).Pedir para um amigo ler seu currículo é uma boa saída para não deixar passar pequenos erros.

6- Linguagem desapropriada: O currículo nada mais é do que uma comunicação profissional e deve ser escrito de maneira formal, clara e impessoal. Procure evitar o uso de pronomes pessoais nas frases – coisas do tipo “eu desenvolvi um projeto”, substituindo por algo como “desenvolvimento de projeto”. O uso excessivo do pronome “eu” pode dar a idéia de um profissional egocêntrico e prepotente.

7- Datas desencontradas: Cuidado ao citar os períodos em que esteve em cada empresa e em cada função. Colocar datas de entrada e saída de cada emprego é importante para que o selecionador saiba a velocidade em que as coisas aconteceram em sua carreira. Deixar de lado essas datas pode causar dúvidas nas pessoas que estão analisando seu histórico profissional.

8- Informações desordenadas: Se você tem experiência em campos de trabalho diversos e acredita que todos eles devam ser incluídos, evite colocá-los por ordem cronológica ou por outro critério que embaralhe os dados. Separe os segmentos por tópicos diferentes, como Vendas e Treinamento. Assim seu currículo fica mais claro e você não confunde a cabeça do selecionador.

9- Citar detalhes dos dados pessoais: Esqueça! Tanto nomes de filhos e parentes como números de documentos (RG, carteira de habilitação, CIC, etc) servem apenas para cadastro em sites como o Empregos.com.br. Os selecionadores não querem perder tempo lendo detalhes que podem ser conferidos depois. Portento, não mencione essas informações.

10- Exagerar nos enfeites: Não aplique cores e muitos recursos no texto do currículo. O texto limpo é uma das garantias de que o selecionador não vai se cansar de ler. Coloridos e excessos de marcadores atrapalham a leitura.

AnteriorÍndiceSeguinte

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Realizações Profissionais

Os candidatos que fazem uma lista de suas realizações profissionais em seu currículo encontram trabalho mais rapidamente do que aqueles que não fazem uso desse recurso. Por falar nisso, se você tem dificuldade em elaborar um currículo, veja aqui como preparar o seu currículo passo a passo. Essa relação inclui uma breve descrição do que você fez para resolver um problema, produzindo um resultado mensurável. Isso poderia ser representado da seguinte forma:

Antes de Tudo: E se eu NÃO tiver experiência? Se você participa de programas como o Jovem Aprendiz, ou acabou de terminar o ensino fundamental, provavelmente você não tem experiência profissional alguma, não é verdade? Mas a boa notícia é que você tem SIM uma lista de realizações! Por exemplo, se você foi ou ainda é estudante, poderá colocar coisas como:
Participei da feira de ciências em minha escola, onde fui líder de equipe, e pude ajudar muitos alunos a gostar e se engajar no ensino de ciências.Participei do pograma de jogo…

Agências Emprego Recife – Lista com 58 empresas

Agências Emprego RecifeAbaixo segue uma lista com 58 agências de emprego/recrutamento de Recife PE. Veja a lista das agências em recife pe:Tradição Consultoria
Telefone: (81) 3325-5799- Email: selecao.recife@tradicao.com.br
Gvrh- Gestão de Visão Humana
Telefone: (81)3325-4209 – www.Gvrh.Com.Br
E-mail: Gvrh@Gvrh.Com.Br
ARH - Assessoria de Recursos Humanoso
Rua Professor Joaquim Cavalcanti 236 – Caxanga- Recife - Pernambuco
Telefone : (81) 3454-7152
Diferencial Serviços
Av. Eng. Domingos Ferreira, 1920, Sala 201 - Boa Viagem - Recife - PE CEP: 51111-020Fone/Fax: 81.3092-7800.
E-mail: diferencial@diferencialservicos.com
Site: http://www.diferencialservicos.com/site/

G B Assessoria Organizacional
Praça de Casa Forte 409 S 108 - Casa Forte
Recife - Pernambuco
Telefone: (81) 3265-4712
Grupo JJ
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira 2160 S 75 - Boa Viagem
Recife – Pernambuco - Telefone: (81) 3466-2725
Impar
Rua Desembargador Virgilio De Sa Pereira 98 - …

ViaSul Transportes abre vagas de Cobrador de ônibus - São Paulo-SP

ViaSul Transportes abre vagas de Cobrador de ônibus - São Paulo-SP
Cargo: Cobrador de Onibus 
Tipo: Efetivo 
Cidade: Sao paulo 
Estado: São Paulo 
Empresa: ViaSul Transportes LTDA
Detalhes da Vaga: vaga para cobrador (a) de onibus não é necessário ter experiencia 
Salario de 4,01 por hora – 7hs 
Cesta basica 
Vale refeição R$ 11,00 
Vale transporte 
Assistencia medica 
Quantidade de Vagas: de 10 a 50 vagas 
Responsável: Vivian Santana Lopes 
Contato (email): mari.macedo@sultransportes.com.br (não funciona mais)
Telefone:0800 11 1627

A ViaSul fica localizada na Av. do Cursino, 5797 - Vila Moraes, São Paulo - SP, 04169-000

Clique aqui para ver uma lista das principais empresas de ônibus de São Paulo para que você possa entrar em contato sobre uma eventual vaga de emprego.