Pular para o conteúdo principal

Lista de Realizações Profissionais

Os candidatos que fazem uma lista de suas realizações profissionais em seu currículo encontram trabalho mais rapidamente do que aqueles que não fazem uso desse recurso. Por falar nisso, se você tem dificuldade em elaborar um currículo, veja aqui como preparar o seu currículo passo a passo. Essa relação inclui uma breve descrição do que você fez para resolver um problema, produzindo um resultado mensurável. Isso poderia ser representado da seguinte forma:

Antes de Tudo: E se eu NÃO tiver experiência?

Se você participa de programas como o Jovem Aprendiz, ou acabou de terminar o ensino fundamental, provavelmente você não tem experiência profissional alguma, não é verdade? Mas a boa notícia é que você tem SIM uma lista de realizações! Por exemplo, se você foi ou ainda é estudante, poderá colocar coisas como:
  1. Participei da feira de ciências em minha escola, onde fui líder de equipe, e pude ajudar muitos alunos a gostar e se engajar no ensino de ciências.
  2. Participei do pograma de jogos interclasse de minha escola, contribuindo para o melhor desempenho de meu time, sendo um bom líder de equipe e incentivando todos a trabalhar juntos.
  3. Participei da Olímpiada Brasileira de Matemática, atingindo esta pontuação.
Além disso, se você pertence a alguma organização religiosa, pode já ter tido a oportunidade de realizar algum trabalho voluntário. Dentre outras coisas, você poderá dizer:
  1. Ajudei no programa de jovens de minha igreja, aumentando o número de membros de minha organização.
  2. Dei aulas na escola dominical durante 6 meses, o que me ajudou a ter mais facilidade de falar em público.
  3. Auxiliei na realização de uma visita a um asilo perto de minha casa, levando uma palavra de conforto a pessoas idosas e doentes.

Lista de Realizações profissionais

Veja agora algumas dicas de como criar listas de realizações profissionais que vão gerar um grande impacto em seu currículo. Siga sempre a seguinte fórmula:

O que a Empresa Necessita + Sua ação = Resultado

Uma boa lista de suas realizações profissionais deve mostrar que você é capaz de fazer um ou mais dos seguintes itens:



  • Aumentar a produtividade;
  • Elevar o número de clientes atendidos;
  • Reduzir custos;
  • Reduzir o tempo;
  • Prover controle mais eficaz;
  • Reduzir o desperdício;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar a confiança;
  • Resolver problemas;
  • Aumentar a eficiência;
  • Tornar operações mais eficazes;
  • Melhorar as condições de trabalho;

Exemplos de Realizações Profissionais

Veja aqui alguns exemplos de como preencher o campo experiências profissionais, para que você tenha uma melhor referência na hora de preencher o seu currículo. Se desejar, utilize o modelo abaixo para sua própria lista, descrevendo suas realizações profissionais.
  • Iniciei um programa de segurança que reduziu os acidentes em 12% nos três primeiros meses;
  • Recebi o certificado de Bom Motorista por dirigir quatro anos consecutivos sem nenhum acidente;
  • Reduzi o número de empregados em 8% sem acarretar qualquer perda na produção;
  • Introduzi um programa de computador que reduziu os custos de fabricação em 15%
  • Fechei o caixa com exatidão e mantive os saldos e débitos em 0,01%, bem baixo do padrão de 0,02% da companhia.
  • Aumentei em 10% as vendas na seção de brinquedos comparada com a média de 3% da fábrica.

Quando o currículo estiver criado...

Após o correto preenchimento de suas realizações profissionais, você vai precisar aumentar suas chances de conseguir uma entrevista para um novo emprego. Pensando nisso, criamos uma cartilha de apenas 5 páginas chamada As 10 Maneiras Mais Garantidas de se Conseguir Uma Entrevista de Emprego. Para acessá-la gratuitamente, deixe o seu email no campo abaixo e eu vou te enviar agora mesmo a versão digital:


 Exercício sobre a Lista de Realizações Profissionais

Estude as diretrizes e os exemplos da lista de realizações profissionais relacionados acima. Em seguida, escreva sua própria lista, utilizando essas diretrizes.
  • Seja específico;
  • Use o menor número possível de palavras, mas seja claro;
  • Quando possível use números para explicar a atividade ou os benefícios dela decorrentes.
Use essa lista para mostrar suas qualidades e talentos. O empregador prestará atenção a certa habilidade sua se esta for demonstrada por realização prática.


Próxima Aula: Parte 7 - Perguntas Acerca da Profissão

Aula Anterior: Parte 5 - Opções de Carreira Profissional

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa de tecnologia seleciona para 400 vagas de emprego

HP abriu mais de 400 oportunidades de trabalho no Brasil   A HP, empresa de tecnologia, abriu mais de 400 oportunidades de trabalho no Brasil, distribuídas em todas as unidades da empresa: São Paulo, São Bernardo do Campo, Araraquara, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, entre outras localidades. As vagas incluem algumas já em processo de recrutamento e outras 20 novas de estágio.   Entre as unidades com mais vagas estão a Enterprise Services (Infrastructure, Outsourcing, Applications) com mais de 200 vagas. Já Enterprise Business (Servers & Storage, Software, Technology Services) e Imaging & Printing Group apresentam mais de 40 vagas cada. Na área de Research & Development há outras 30 vagas, e nas áreas de Personal System Group e Global Functions (HR, Finance, Legal, etc) há outras 20 vagas em cada uma.   A HP busca profissionais em busca de crescimento profissional e que se identifiquem com sua marca, valores, cultura e padrões de lider

88 concursos estão com inscrições abertas em todo país

Pelo menos 88 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem 25.787 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23,997,19 no Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.   Veja a lista completa abaixo:   Instituição/Órgão Prazo   Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital Aeronáutica (1) 26/05/14 614 não informado nível médio Guaratinguetá (SP) veja edital Aeronáutica (2) 15/05/14 80 não informado

Blog da Nina - Diversas Vagas em Manaus e Região

ANALISTA DE DEPARTAMENTO PESSOAL JR. SUPERIOR COMPLETO OU CURSANDO EM ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE OU ÁREAS AFINS. Vivência em Fechamento de Folha de Pagamento e Rescisão de TEMPORÁRIOSConhecimento da Rotina de Departamento Pessoal em empresas Prestadora de Serviços Temporários e Terceirizados. Interessados enviar currículo com a pretensão salarial para o email encontrandotalentos2013@gmail.com . do   Blog da Nina® Gerente de Loja Requisitos: Ensino Superior Cursando ou Completo; Técnicas de negociação; Conhecimento em rotinas de loja;· Vendas no segmento de Telecom. Atividades: Gerenciar a loja, desenvolver e supervisionar equipes de vendas visando a superação das metas, maximização da rentabilidade do PDV, adequação aos padrões e processos e excelência no atendimento prestado ao cliente, controlar giro de estoque, controle das rotinas diárias e administrativas, realização de treinamentos, buscar oportunidade de vendas entre outros relacionados ao cargo. In