Pular para o conteúdo principal

15 ideias de negócios para abrir em casa

Muita gente deseja trabalhar em casa. Se esse é o seu plano, conheça, abaixo, 15 ideias para se inspirar e trocar o escritório pelo home office. Nenhuma destas atividades exige curso superior e as competências para trabalhar com elas podem ser desenvolvidas em cursos profissionalizantes. Conheça:

1. Fotógrafo comercial

Mesmo com a popularização da fotografia digital, existe a procura por serviços profissionais nessa área, seja para a cobertura de um evento, de uma festa, fotografia publicitária (de produtos), editorial de moda, um ensaio fotográfico ou produção de um book.


2. Ilustrador

Muitos ilustradores trabalham em casa como freelancers. O trabalho pode ser realizado para ilustrar livros, apostilas, convites, caricaturas em festas, etc.

3. Estilista

O profissional da moda que trabalha com estilismo pode desenvolver suas coleções e peças a partir de um escritório em casa. Pode tanto trabalhar com marca própria e clientes próprios ou como consultor/profissional contratado por uma empresa do segmento.


4. Desenvolvedor de apps e jogos para celular

Esta é uma carreira relativamente nova mas que conta com amplo mercado para atuação. A partir de conhecimentos na área de programação e desenvolvimento, o profissional poderá trabalhar como freelancer ou contratado de alguma empresa especializada no serviço de criação de aplicativos e jogos para celular.


5. Projetista (Cadista)

Cadista é o profissional experiente em CAD, que é um programa de computador utilizado para desenvolver projetos, produtos e instalações. Escritórios de arquitetura contratam cadistas em home office para detalhar seus projetos. Para ser cadista não é preciso ser arquiteto ou engenheiro.

6. Professor particular

Quem possui conhecimentos específicos em alguma matéria pode dar aulas particulares em casa ou pela internet.


7. Organizador de eventos/festas

Inclui organização, pesquisa, contratação de serviços e acompanhamento de eventos ou festas. O organizador é responsável por administrar as demandas de um evento como flores e decoração, aluguel de salão, contratação de banda, buffet, etc.

8. Restaurador (instrumentos musicais, livros, fotos, documentos)

Conhecedores das técnicas de restauro contam com um mercado interessante para atuação. Muitos órgãos governamentais, ONG’s e até mesmo pessoa física têm requisitado o serviço de restauro de instrumentos musicais, documentos, fotos de família (utilizando o Photoshop), obras de arte, pinturas, livros, etc.

9. Hairstylist (cabeleireiro)

Muitos cabeleireiros famosos começaram assim, geralmente no salão ou barbearia do pai ou da mãe. Mesmo tendo aprendido o ofício com alguém, é fundamental fazer um curso na área para aprimorar as técnicas. Para início de carreira em casa, é possível começar pelo mais simples, como lavagem dos cabelos, corte e escova.

10. Serviços de day-care (crianças ou idosos)

O serviço pode ser pago por hora ou mensalmente e busca auxiliar os pais que precisam trabalhar ou resolver pendências fora de casa e não têm com quem deixar seus filhos. É preciso desenvolver atividades educativas e recreativas de acordo com a idade, além de capacitação para cuidados com criança ou idoso. Consulte a legislação municipal da sua cidade sobre como proceder neste caso.

11. Empresa de mudanças/carreto

Muitos proprietários de caminhonetes e pequenos caminhões passam a prestar este serviço para complementar a renda. O valor é por frete, de acordo com a distância, e é comum cobrar uma taxa extra caso necessite carregadores para o serviço.

12. Organizador profissional

Pessoas que têm facilidade em organizar roupas, documentos e objetos, podem trabalhar como organizadores profissionais. O serviço ocorre na casa ou escritório do cliente, mas você pode administrá-lo de casa.

13. Guia de turismo

Se você é bem informado sobre sua cidade ou bairro (com apelo turístico), está sempre em busca de novas informações e conhecimentos e gosta de interagir com pessoas, tornar-se um guia de turismo pode ser uma boa opção. É muito importante saber falar inglês e ter acesso às informações corretas para repassar aos turistas.

14. Aluguel de bicicletas

Seja voltado para o turista ou para o morador da sua cidade, o aluguel de bikes é um negócio relativamente novo e que tem crescido a cada ano. Neste negócio, é possível alugar bicicletas para adultos e crianças, capacetes, cadeirinhas, luz noturna, etc. Também é comum o agendamento de passeios de bicicleta pela cidade ou arredores, conhecido como cicloturismo.

15. Vendedor online

O vendedor online pode utilizar meios como sites, redes sociais e e-mail para realizar vendas de um determinado produto ou serviço e ser comissionado por isso. Geralmente as porcentagens de comissão não são muito altas, porém, se o vendedor alcançar boas vendas, consegue realizar um bom lucro pelo volume de negócios fechado.

Vale lembrar que é importante estar sempre atualizado com relação à atividade escolhida. Pesquise seu mercado, quais os concorrentes locais e como as pessoas de outros países montaram seu negócio. E é sempre bom aprender mais sobre assuntos complementares à atividade que você vai exercer, como marketing, finanças básicas, empreendedorismo, etc. E, finalmente, buscar informações sobre como trabalhar em casa com mais organização e produtividade.

Fonte: Revista Pequenas empresas e grandes negócios

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa de tecnologia seleciona para 400 vagas de emprego

HP abriu mais de 400 oportunidades de trabalho no Brasil   A HP, empresa de tecnologia, abriu mais de 400 oportunidades de trabalho no Brasil, distribuídas em todas as unidades da empresa: São Paulo, São Bernardo do Campo, Araraquara, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, entre outras localidades. As vagas incluem algumas já em processo de recrutamento e outras 20 novas de estágio.   Entre as unidades com mais vagas estão a Enterprise Services (Infrastructure, Outsourcing, Applications) com mais de 200 vagas. Já Enterprise Business (Servers & Storage, Software, Technology Services) e Imaging & Printing Group apresentam mais de 40 vagas cada. Na área de Research & Development há outras 30 vagas, e nas áreas de Personal System Group e Global Functions (HR, Finance, Legal, etc) há outras 20 vagas em cada uma.   A HP busca profissionais em busca de crescimento profissional e que se identifiquem com sua marca, valores, cultura e padrões de lider

88 concursos estão com inscrições abertas em todo país

Pelo menos 88 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem 25.787 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23,997,19 no Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.   Veja a lista completa abaixo:   Instituição/Órgão Prazo   Vagas Salário máximo Escolaridade Local de trabalho Edital Aeronáutica (1) 26/05/14 614 não informado nível médio Guaratinguetá (SP) veja edital Aeronáutica (2) 15/05/14 80 não informado

Blog da Nina - Diversas Vagas em Manaus e Região

ANALISTA DE DEPARTAMENTO PESSOAL JR. SUPERIOR COMPLETO OU CURSANDO EM ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE OU ÁREAS AFINS. Vivência em Fechamento de Folha de Pagamento e Rescisão de TEMPORÁRIOSConhecimento da Rotina de Departamento Pessoal em empresas Prestadora de Serviços Temporários e Terceirizados. Interessados enviar currículo com a pretensão salarial para o email encontrandotalentos2013@gmail.com . do   Blog da Nina® Gerente de Loja Requisitos: Ensino Superior Cursando ou Completo; Técnicas de negociação; Conhecimento em rotinas de loja;· Vendas no segmento de Telecom. Atividades: Gerenciar a loja, desenvolver e supervisionar equipes de vendas visando a superação das metas, maximização da rentabilidade do PDV, adequação aos padrões e processos e excelência no atendimento prestado ao cliente, controlar giro de estoque, controle das rotinas diárias e administrativas, realização de treinamentos, buscar oportunidade de vendas entre outros relacionados ao cargo. In